NOTÍCIAS



11 dicas para embalar sua encomenda/bike e despachar pelos Correios

Postado por: Bike Check / Artur Sales e Ronald Santi Data: 04/01/2018

Aproveitando a mudança recente dos Correios para a postagem de encomendas, que passa a exigir no ato da postagem de qualquer encomenda a respectiva Nota Fiscal da mercadoria ou Declaração de conteúdo (clique aqui), achamos que seria muito importante, dar dicas para nossos seguidores sobre as postagens e o acondicionamento dos objetos. Esse processo é muito importante para assegurar que as remessas cheguem aos destinos de forma íntegra. 

A primeira coisa a se saber para enviar uma bike pelos Correios é o tamanho limite da caixa, para envio por Sedex ou PAC. Os Correios estabelecem que o somatório das medidas do comprimento, largura e altura da caixa não pode ser superior a 200 cm, e que os limites de cada lado da caixa respeitam as seguintes regras:
- Comprimento mínimo de 16 cm e máximo de 105 cm;
- Largura mínima de 11 cm;
- Altura mínima de 2 cm;

Pode-se dizer que uma caixa de 100 x 75 x 25 cm (100 cm de comprimento X 75 cm de largura X 25 cm de altura) possui um tamanho ideal para transportar uma bike.
E se assim como a maioria dos ciclistas você não possuir uma caixa desta em casa, basta pedir uma em alguma loja de bike perto de você e conferir as dimensões. Caso a caixa exceda o limite máximo estabelecido pelos Correios, corte um pedaço.

Com a caixa em mãos, o importante agora é saber desmontar a bike e embalar com cuidado e de forma correta para evitar danos durante o transporte. 
A Bike Check separou estes 8 pontos a serem observados ao embalar uma bike para transporte.

1 - PINÇAS DE FREIO
Ao retirar as rodas para começar a embalar a bike, lembre-se de por um papelão ou as próprias travas originais das pinças, caso as tenha, para evitar que as pinças se colem e dificulte na remontagem das rodas da bike futuramente.

2 - FIXAR AS GANCHEIRAS DO QUADRO E SUSPENSÃO
Travar de alguma maneira para não torcer ou sofrer esforços que possam danificar o quadro ou a suspensão. Geralmente os ciclistas utilizam protetores de plásticos que vêm junto com a bike nova na caixa ou um pedaço de cabo de vassoura serrado com a medida da abertura da gancheira ou um eixo com porcas e arruelas ou um pedaço de cano PVC travado com o próprio eixo/blocagem. 

3 - PROTEGER O QUADRO
Fixar papelão ou espumas ou plástico bolha nos tubos do quadro para evitar arranhões no quadro. 

4 - PROTEGER OS DISCOS DE FREIO
Fixar a roda junto ao quadro com os discos de freio virados para o lado do quadro, para não correr o risco de empenar, e proteger os discos para não arranharem o quadro durante o transporte

5 - GUIDÃO E MANETES
Retirar a mesa da suspensão e fixar o guidão junto ao tubo superior do quadro com os famosos Zip Ties, para que o guidão não se mova durante o transporte. Lembre-se de avaliar se as manetes estão viradas para baixo e livres de qualquer contato lateral com a caixa para não sofrerem esforços.

6 - PEDAIS
Desmonte os pedais e os remonte do lato interno do pedivela para que eles também não sofram contato lateral com a caixa. Lembre-se de proteger os pedais também com papelão para não arranhar o quadro.

7 - COROA E CASSETE
Proteja a coroa e o cassete com papelão ou de alguma outra forma que acharem mais interessante, para evitar que os dentes sejam danificados no transporte.

8 - CÂMBIO TRASEIRO
Posicione o câmbio na maior engrenagem para que ele fique na posição mais recuada reduzindo as chances de contato lateral.

E caso você pretenda enviar outros produtos além de bicicletas, confira abaixo 3 recomendações mais genéricas.

1 - PRODUTOS FRÁGEIS
Para os objetos mais frágeis, que possuem riscos de quebrar, é necessário embrulhar cada item separadamente com jornal, ou plástico bolha, e preencher cadas espaço vazio dentro da caixa, para que o item não mova. Antes de fechar a caixa, coloque mais jornal amassado em cima dos objetos, para evitar pressão do empilhamento de outras caixas. Vale ressaltar também que a escolha de uma boa caixa, ajuda muito na integridade da encomenda.

2 - PRODUTOS QUE AMASSAM
Para os objetos que podem amassar, como roupas de ciclismo, ou pneus dobráveis, o ideal para embalar é empilhar todas as peças uma em cima da outra, e depois embrulhar com papel pardo ou algum plástico mais resistente. É válido lembrar também, que o destinatário deve ser escrito na própria embalagem, em seu lado maior. 

3 - OBJETOS CORTANTES
Para os objetos cortantes como ferramentas, é importantíssimo que a parte mais afiada seja devidamente embrulhada, de preferência por um plástico bolha. Além disso, é bom reforçar o embrulho com uma fita adesiva, e colocá-la em uma caixa mais resistente. Nessa caixa, devemos usar o mesmo procedimento das outras, que é preencher os espaços vazios para limitar o movimento dos objetos. 

Com todas essas dicas, temos certeza que as suas encomendas chegarão ao destino de forma íntegra, e também proporcionarão ao serviço de entrega mais segurança no trabalho.
E lembre-se, a Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo deve ser enviado na parte externa da embalagem ao postar o produto.

Um abraço e até a próxima!

Confira abaixo estes 3 vídeos para auxiliar na embalagem de bicicletas.

Vídeo 01 - Pedaleria - Como embalar uma bike na caixa antes de despachar

 

Vídeo 02 - Bikeelegal.com - Como embalar a bicicleta para viajar de avião sem estragar o câmbio e freio a disco (mala bike)

 

Vídeo 03 - Como despechar uma bike pelos Correios



VEJA MAIS