NOTÍCIAS



Porquê motoristas não enxergam ciclistas?

Postado por: Bike Check / Artur Sales e Ronald Santi Data: 18/01/2018

Além de imprudência, falta de paciência, imperícia, negligência, e muitas vezes devido ao nível de embriaguez, acidentes de carro envolvendo ciclistas estão muito comuns, e um estudo científico "explica" o porquê os motoristas não enxergam ciclistas.

Segundo um estudo publicado no Sage Journals , a chamada "cegueira por desatenção" é um fenômeno responsável pela maioria dos acidentes envolvendo motos, e por consequência bikes.

Esse estudo realizado na Austrália, contou com 56 adultos, e consistia em mostrar uma foto de um acidente, onde por exemplo, existia um Taxi e uma Motocicleta na mesma figura, e ao detalhar os elementos da fotografia, 65% das pessoas não tinham visualizado a motocicleta, apenas o taxi. 

Os pesquisadores explicam isso como LBFTS (looked-but-failed-to-see) -  que pode ser traduzido como "visto porém não reparado". Levando em conta que a imagem era composta por uma motocicleta, é possível afirmar que no caso de bicicletas, o caso dessa "cegueira por desatenção" é mais grave ainda. 

Kristen Pammer, o responsável pela pesquisa, explica que nosso cérebro, o tempo todo é alimentado de informações, principalmente quando estamos dirigindo. A partir disso, o cérebro inconscientemente "penera" as informações que julga ser mais importante para realizar a tarefa do momento, e ignora as outras, com o intuito de não se sobrecarregar. 

O que acontece com a maioria dos motoristas é que não enxergam o que não estão procurando, ou seja, se estiver dirigindo, e não tiver em mente que possa ter um ciclista, quando aparece de forma inesperada, na maioria das vezes simplesmente é ignorado pelo cérebro. 

Esse estudo ainda faz uma ligação com outro estudo, onde afirmam que ciclistas tem mais chances de enxergar outro ciclista na rua: Ciclistas dirigem de forma mais segura .

Essa pesquisa nos faz lembrar também de um vídeo viral, que circulou na internet quando foi lançado, e que é capaz de testar nossa atenção. Segue:

Sendo assim, podemos concluir que quanto mais ciclistas estiverem dirigindo, mais seguro será o trânsito, portanto, vamos compartilhar a idéia de pedalar para aquele amigo que ainda não pedala! 

Um abraço e até a próxima.



VEJA MAIS